Você está aqui: Últimas noticias > Obras de acessibilidade, Campus de Marabá - Pa

Obras de acessibilidade, Campus de Marabá - Pa

• Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 15h01
  • Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 16h21

Figura 1. Adequação de acessibilidade, Unidade I, Marabá-PA

Figura 2. Adequação de acessibilidade, Unidade I, Marabá-PA

Figura 3. Adequação de acessibilidade, Unidade II, Marabá-PA

Figura 4. Adequação de acessibilidade, Unidade II, Marabá-PA

Figura 5. Adequação de acessibilidade, Unidade II, Marabá-PA

Figura 6. Adequação de acessibilidade, Unidade II, Marabá-PA

Figura 7. Adequação de acessibilidade, Unidade II, Marabá-PA

Figura 8. Adequação de acessibilidade, Unidade III, Marabá-PA

Figura 9. Adequação de acessibilidade, Unidade III, Marabá-PA

A primeira etapa do projeto de acessibilidade das unidades I, II e III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, município de Marabá-Pa, desenvolvido pelo setor de Projetos e Orçamentos da Divisão de Obras e Projetos (DIOP/SINFRA) buscou, com base em normativas técnicas, promover a inclusão da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, como uma responsabilidade da Universidade para com a comunidade acadêmica.

A unidade I do Campus de Marabá da universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará possui 11.797,92 m², dos quais 3.372,98 m² são edificados. Para esta Unidade, foi projetada uma cabine de áudio-descrição, como uma estrutura de auxílio à acessibilidade no ambiente de ensino.

Esta cabine será implantada no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA), o qual ocupa a sala 12 do prédio do Instituto de Ciências Humanas no Campus I.

Já na unidade II do referido Campus, que possui 49.093,73 m² de área e 18 prédios construídos, além de 1 (um) em construção, 11 (onze) foram inclusos na rota acessível a ser adaptada, isto é, poderão ser acessados de modo facilitado pela comunidade acadêmica. O projeto arquitetônico de adaptação foi desenvolvido, separando-se em detalhes seus elementos para melhor planejar as ações em cada etapa. Ao todo, foi projetado 350 m e percurso acessível na primeira etapa do projeto de acessibilidade a ser implantado na Unidade II do Campus de Marabá da Unifesspa.

Por fim, na Unidade III da Unifesspa, a qual possui 483.858,62 m² de área e 14.259,29 m² de área construída distribuída em 7 (sete) prédios, com mais 4 (quatro) prédios em construção, dos quais 6 (seis) foram inclusos na adaptação da rota acessível, isto é, poderão ser acessados de modo facilitado pela comunidade acadêmica.

Foram projetadas 460,180 m² de calçadas e rampas acessíveis para a Unidade III, dotadas de canteiros para arborização, rampas com guarda-corpos e piso tátil direcional e de alerta.

As obras das unidades do Campus de Marabá, iniciadas em abril de 2018, têm previsão de término em setembro de 2018 e estão estimadas em R$ 266.054,98. A empresa de engenharia contratada para a execução é a IN-TERA ENGENHARIA LTDA – ME.

Mais que uma adequação física, a promoção da acessibilidade física aos espaços universitários é uma forma de democratizar ainda mais o acesso ao ensino público no Brasil, respeitando os indivíduos em suas limitações e valorizando suas potencialidades.

Outras fotos: Fotos de acessibilidades - Campus de Marabá

registrado em: